Técnicas

TÉCNICAS  RESTRITIVAS
Definição

É a técnica que limita o volume de alimento sólido que o paciente ingere nas refeições e conseqüentemente emagrece. Existem várias formas de fazê-la e a nossa preferida e mais indicada é a técnica do Sleeve gástrico.


O que é a banda gástrica?

É uma técnica simples, que consiste na colocação de um anel ao redor da parte inicial do estômago, chamado de Cárdia. De fácil recuperação, adaptação e de menor risco. A banda gástrica é ajustável e feito por laparoscopia.

Os ajustes são feitos após a cirurgia, normalmente de 4 a 6 semanas após o ato cirúrgico e é considerado um procedimento simples, feito no próprio consultório. .


Quais são as principais caracteristicas dessa técnica?

O objetivo é atrapalhar a passagem do alimento. O estômago dividido, virtualmente, em dois é preenchido pelo alimento antes da banda ou anel (porção menor do estômago).

O alimento presente na parte inicial do estômago (menor) distenderá a parte acima da banda , estimulando precocemente a inervação que dali sai para cérebro, diretamente no Centro da Fome e da Saciedade, dando assim a impressão de que todo o estômago se encontra cheio. Com esta técnica nós “enganamos” o nosso cérebro e isto nos dará a sensação de saciedade. A sensação de saciedade ocorre ao nos alimentarmos e “enchermos” nosso estômago, este “enchimento” estimula a inervação do estômago que estimula o cérebro que interpreta como “estomago cheio” neste momento sentimos que é hora de parar. A banda tem o objetivo de proporcionar esta sensação com pouca comida.




Técnica Restritiva do tipo Sleeve Gástrico

A técnica do tipo Sleeve foi descrita e apresentada no Congresso Americano de Cirurgia Videolaparoscopica em Nova York no ano de 2002, pelo Cirurgião Michel Gagner. Tentando transpor sua dificuldade em realizar uma cirurgia de Switch duodenal em um paciente super obeso, por dificuldade técnica, fez apenas a parte gástrica da cirurgia. Para sua surpresa este paciente perdeu bastante peso, com excelente qualidade de vida, rápida saciedade e pouca fome. Começava assim um dos capítulos mais interessantes da cirurgia Bariatrica, entendemos assim a cirurgia de obesidade como um procedimento mecanico e metabólico.

O objetivo do Sleeve, segue o principio da banda gástrica que é restringir o alimento ingerido.

Neste caso retiramos uma boa parte do estômago. O estômago residual será pequeno e inervado proporcionando ao paciente uma sensação precoce de saciedade.

Com a saída do estômago ocorre um diminuição na produção de GH relina, hormônio produzido pelo estômago e responsável pela sensação de fome, ou seja, o paciente terá menos ou nenhuma fome.

A perda de peso e superior a banda gástrica , em torno de 65 a 70 % do excesso de peso.

O Sleeve e um procedimento que normalmente não necessita reposição de vitaminas no pos operatório já que não se mexe no intestino.Por ser uma cirurgia menor acaba sendo mais rápida , de menor risco, menor mortalidade e apresenta uma tolerância muito boa por parte do paciente com excelente nível de satisfação.

O s pacientes comedores de doce devem evitar fazer essa cirurgia, assim como tambem na banda gastrica, sendo uma das principais razoes para sua falha ou reganho de peso.

Estamos realizando essa técnica desde 2008 e muito animados com os resultados apresentados em nossos pacientes. A cada dia entendemos esta técnica como uma excelente oportunidade de realizar uma cirurgia com baixo indice de mortalidade, boa perda de peso, baixo índice de complicação, controle igual ou superior nas doenças associadas à cirurgia de capela.

O Sleeve pode ser feito como um primeiro procedimento e deve seguir as mesmas indicações das outras técnicas.

Outra indicação é a dificuldade técnica intra operatoria, uma razão importante para realizarmos esse procedimento já que expoem menos o paciente grave aumentando a segurança da cirurgia.

Vários trabalhos cientificos, apresentados em Congressos e descritos em literatura, mostram resultados de melhora (cura relativa) das doenças associadas. Em nossa experiencia pessoal, observamos estes resultados comuns a outros serviços.

A cirurgia do Sleeve não e um procedimento experimental, foi reconhecida por nossa Sociedade Medica e pelos orgãos reguladores de saúde como um procedimento válido e autorizado a sua realização dentro do nosso país, sempre sob protocolos pre-estabelecidos.





TÉCNICA CIRÚRGIA DISABSORTIVA

Definição

É uma técnica que permite ao paciente comer uma quantidade maior de alimento e mesmo assim ainda perder peso. Estas técnicas alteram o tamanho da área absortiva do intestino delgado, ou seja, a área de absorção intestinal.E um procedimento que leva a uma perda de peso de aproximadamente 90 % do excesso de peso.A absorção intestinal é diminuída em decorrência de um desvio que é realizado cirurgicamente, um by-pass, ou seja, “passa a mesma quantidade de comida em um intestino funcionalmente menor”. Sabemos que é no intestino delgado que a comida ingerida é absorvida e absorvendo menos o emagrecimento é maior.

Dentre as várias técnicas disabsortivas, duas são as mais conhecidas e o mais importante, reconhecidas:

- Derivação biliopancreática ou Cirurgia de Scopinaro (nome do cirurgião que inventou este procedimento) e Duodenal Switch (mais realizada nos EUA).

Habitualmente é feito também a retirada da vesícula biliar em decorrência da grande incidência de cálculos biliares presentes na fase de pós-operatório e que também não comprometem a vida “normal” que estes pacientes possuem.

As principais vantagens desta cirurgia são:
  • O estômago foi pouco diminuído, não existe a presença de bandas ou anéis , não existe restrição de quantidade;
  • Muito indicado nos casos grande compulsividade, nos comedores de grande volume e comedores de carne;
  • A cirurgia pode ser totalmente revertida (com exceção da faixa de estômago que foi retirada;
  • O intestino e apenas desviado e não retirado;
  • O volume de alimento que podera ser ingerido será normal em alguns meses;
  • A perda de peso é consistente e duradoura.




TÉCNICA CIRÚRGICA MISTA

Como funciona essa técnica?

É uma técnica no qual se associa restrição gástrica com disabsorção intestinal.

É uma das técnicas mais utilizadas no mundo, apresenta excelente resultado de perda de peso e baixos índices de complicações a curto, médio e longo prazo.

Esta técnica também e chamada de by-pass gástrico e pode ser feita com ou sem anel, também chamada de cirurgia de Fobi e Capella (cirurgiões que a inventaram e divulgaram).

O estômago é dividido em duas partes: uma menor que será por onde o alimento irá transitar e outra maior que ficará isolada. Esta parte “isolada” ficará sem função alimentar e desnervada. Não existe o risco de necrose, pois não há o comprometimento da vascularização. A inervação gástrica permanece no estômago pequeno que passa a ser “entendido” pelo cérebro como o estômago funcionante. Este "novo" estômago e ligado a uma parte do intestino delgado, "by-pass". Há uma diminuição na função de absorção do alimento.

Esta técnica além de limitar o volume, também limita a velocidade de esvaziamento do estômago, gerando uma maior sensação de saciedade. A parte do intestino desviado também contribui para diminuição na produção de hormônios que são responsáveis pelas sensações de fome e saciedade.

Estas cirurgias também são realizadas por videolaparoscopia, o advento deste tipo de abordagem proporcionou um conforto maior ao paciente no pós-operatório.

As principais vantagens desta via de acesso são:
  • Menor risco de desenvolver hérnia no corte cirúrgico;
  • Menor risco de complicações da incisão cirúrgica no pós-operatório como infecção ou seroma (quando gordura liquefeita se junta embaixo da pele sob o corte);
  • Esteticamente muito melhor!!!
  • O tempo de retorno às atividades físicas é mais curto.
  • Retorno mais rápido as atividades sexuais.
  • Retorno mais rápido ao trabalho.
  • Menos dor.
  • Tempo cirúrgico menor.
  • Menor índice de complicações infecciosas intra-operatórias.


Nenhum comentário: